9 de março de 2010

Divulgados os números de satisfação do carnaval de rua

Boa infraestrutura, iluminação e segurança. Mais banheiros e cumprimento de horários. Essas são algumas das sugestões colhidas junto ao público presente na Passarela Darci Oviedo Cruz pela equipe da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer durante os dois dias de desfiles do carnaval de rua de Alegrete. 208 pessoas distribuídas proporcionalmente nas quatro áreas da passarela (arquibancadas, camarotes, mesas e cadeiras) receberam uma ficha onde deveriam auferir notas de 0 a 10 a cada uma dos quesitos analisados, separados em três itens: evento carnaval, infraestrutura e repasse de recursos.
No primeiro item, as questões compreendiam a avaliação sobre datas dos desfiles, horários, local, valores e análises gerais do desfile e do evento. O público avaliou que a escolha da Avenida Eurípedes Brasil Milano para a montagem da passarela e a qualidade geral do evento mereceram a melhor nota média, de 9,56 e 8,35, respectivamente. Os horários dos desfiles foram alvos da notas mais baixas: 4,95.
No item infraestrutura da avenida, avaliado na segunda parte da pesquisa, constavam estrutura de arquibancadas, camarotes e mesas e cadeiras (dados colhidos separadamente e especificamente pelos públicos destes locais), sanitários químicos, som, iluminação, acessos, segurança e bares. Os entrevistados analisaram que a segurança do evento e a qualidade das arquibancadas disponibilizadas destacaram-se positivamente: respectivamente notas 9,31 e 9. Os sanitários químicos obtiveram a menor avaliação: nota 6,02.
No último item, uma pergunta: você concorda com o repasse de recursos públicos do município para as escolas de samba? 67% mostraram-se favoráveis e 33% contrários. A pesquisa também recolheu sugestões eventuais, onde foi unânime a idéia de respeito aos horários e menor intervalo entre as escolas, com a possível utilização de um carro de som adicional. Também foram citados a melhoria da iluminação na concentração, criação de pacotes de ingressos para famílias, o aumento da variedade de produtos comercializados nos quiosques e a avaliação completa das escolas nos dois dias de desfiles.
O titular da SETUR, Arnaldo da Costa Paz Filho, considera que os dados mostram um crescimento do carnaval de Alegrete, com um público satisfeito com o espetáculo e a estrutura disponibilizada. “É mais uma ferramenta que vem para somar. A partir desses resultados temos um olhar mais amplo sobre as carências e potencialidades do nosso carnaval” completou Arnaldo.

Fonte: PMA